Atividade 2 – Módulo 1

Acesse este fórum para participar das atividades propostas no curso "Aprendizagem colaborativa no portal pedagógico".

Atividade 2 – Módulo 1

Mensagempor cadriza » Qua Abr 04, 2012 11:05 am

Criação de aulas e exploração dos recursos do Portal Pedagógico

Agora que você já acessou o portal pedagógico e fez o seu login, aproveite para e explorar melhor os recursos disponíveis neste ambiente e reflita de que forma poderá aproveitá-los em seu planejamento pedagógico, como forma de contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos.
1. A partir de seus objetivos, escolha um conteúdo a ser trabalho na aba “Conteúdo por disciplina” ou utilizando os recursos de busca disponíveis no portal.
2. Explore as atividades sugeridas para este conteúdo. Se quiser também consulte o link para o Portal do Professor.
3. Adicione esse conteúdo a uma aula no espaço “Criar uma aula”.
4. Deixe um comentário na página do conteúdo, no campo “Mensagem”, abaixo de Compartilhe sua experiência. Você pode comentar sobre o conteúdo disponibilizado e/ou como irá utilizá-lo em sua aula.
5. Compartilhe suas ideias a respeito dessa aula, no fórum de discussão deste módulo.
cadriza

Re: A2 – M1 – Criação de aulas e exploração dos recursos do

Mensagempor Alexandra Aparecida » Qui Abr 12, 2012 10:14 pm

Explorei os conteúdos e atividades de linguagem oral e escrita da educação infantil. Consegui diversas atividades para minhas aulas, principalmente atividades que trabalhem o alfabeto, pois é meu foco e objetivo com os alunos neste momento.
As cruzadinhas ajudam não só no aprendizado da letra, mas também no aprendizado do procedimento do como realizar uma cruzadinha, adorei.
Continuarei explorando este conteúdo.
Alexandra Aparecida

Re: A2 – M1 – Criação de aulas e exploração dos recursos do

Mensagempor Paula Ramos » Sex Abr 13, 2012 10:31 am

Obrigada Alexandra pela sua participação.
Abraço
Paula Ramos

Re: Atividade 2 – Módulo 1

Mensagempor srnlima » Qua Abr 18, 2012 10:44 am

Como a Alexandra, também explorei as atividades de educação infantil, pois estou trabalhando com o 1o. ano e estas atiividades contemplam as necessidades das crianças neste momento. Estou investindo no alfabeto, vogais, escrita e leitura de palavras, as cruzadinhas ajudam as crianças a refletirem em quais e quantas letras irão precisar. Continuarei a explorar e adequar as atividades.
srnlima

Mensagempor Paula Ramos » Qua Abr 18, 2012 2:37 pm

Obrigada pela colaboração Sandra

quote="srnlima"]Como a Alexandra, também explorei as atividades de educação infantil, pois estou trabalhando com o 1o. ano e estas atiividades contemplam as necessidades das crianças neste momento. Estou investindo no alfabeto, vogais, escrita e leitura de palavras, as cruzadinhas ajudam as crianças a refletirem em quais e quantas letras irão precisar. Continuarei a explorar e adequar as atividades.[/quote]
Paula Ramos

Mensagempor Maria Diogo » Sáb Abr 21, 2012 6:32 pm

Explorei as atividades tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental,adequando algumas da Educação Infantil para a minha turma do 1º ano, para fazer a sondagem do 2º bimestre, na linguagem oral e escrita e também em matemática. Trabalho também com a Educação Infantil, porém nem todas as atividades apresentadas contemplam o grupo, necessitando sempre de reestruturações. Ressalto que as atividades apresentadas auxiliam muito no desenvolvimento do meu trabalho.
Maria Diogo

Mensagempor Josineide » Dom Abr 22, 2012 1:26 pm

Assim como as colegas trabalhei com as atividades de linguagem oral e escrita, voltadas para a alfabetização tando as de Educação Infantil como as do Ensino Fundamental 1° ano. Minha prioridade neste momento é trabalhar o alfabeto e pude encontrar diversas atividades relacionadas a esse tema.
Na minha próxima aula de informática vou apresentar a turma o vídeo "aprendendo a reciclar" que se encontra em natureza e sociedade. Tema esse que esta sendo trabalhado por toda nossa escola devido ao projeto "Limpa Brasil".
Josineide

Mensagempor Visitante » Seg Abr 23, 2012 11:34 am

Obrigada pela sua colaboração.
Abraço
Paula

Josineide escreveu:Assim como as colegas trabalhei com as atividades de linguagem oral e escrita, voltadas para a alfabetização tando as de Educação Infantil como as do Ensino Fundamental 1° ano. Minha prioridade neste momento é trabalhar o alfabeto e pude encontrar diversas atividades relacionadas a esse tema.
Na minha próxima aula de informática vou apresentar a turma o vídeo "aprendendo a reciclar" que se encontra em natureza e sociedade. Tema esse que esta sendo trabalhado por toda nossa escola devido ao projeto "Limpa Brasil".
Visitante

Mensagempor Lucimar de Fatima » Seg Abr 23, 2012 7:49 pm

As atividades que explorei foram de leitura e escrita,voltadas para crianças do 1° ano.Nesse 1° bimestre trabalhei com o alfabeto,escrita espontânea e cantigas de roda.Essas atividades foram desafiadoras para as crianças,pois fizeram com que as crianças pensassem nas letras para construír as palavras,no som que cada uma tem.E mesmo as crianças que não conseguiram desenvolver a escrita das letras,hoje diferenciam número de letra e conhecem as letras que fazem parte do seu nome 1° nome.
Espero que elas avancem mais com outras atividades que vou procurar no portal.
Lucimar de Fatima

Mensagempor Márcia R. Fontanezi » Seg Abr 23, 2012 10:54 pm

cadriza escreveu:Criação de aulas e exploração dos recursos do Portal Pedagógico

Agora que você já acessou o portal pedagógico e fez o seu login, aproveite para e explorar melhor os recursos disponíveis neste ambiente e reflita de que forma poderá aproveitá-los em seu planejamento pedagógico, como forma de contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos.
1. A partir de seus objetivos, escolha um conteúdo a ser trabalho na aba “Conteúdo por disciplina” ou utilizando os recursos de busca disponíveis no portal.
2. Explore as atividades sugeridas para este conteúdo. Se quiser também consulte o link para o Portal do Professor.
3. Adicione esse conteúdo a uma aula no espaço “Criar uma aula”.
4. Deixe um comentário na página do conteúdo, no campo “Mensagem”, abaixo de Compartilhe sua experiência. Você pode comentar sobre o conteúdo disponibilizado e/ou como irá utilizá-lo em sua aula.
5. Compartilhe suas ideias a respeito dessa aula, no fórum de discussão deste módulo.

Como minhas colegas explorei o material em elitura e escrita e verifiquei que as cruzadinhas e as atividades com o alfabeto serão muito úteis para que eu trabalhe com os alunos que estão na fase de alfabetização e muitos não conhecem o alfabeto. Também usaremos o video sobre reciclagem aprimorando o que já iniciamos com o projeto Limpa Brasil.
Márcia R. Fontanezi

Próximo

Voltar para Atividades