Atividade 1 – Módulo 1

Acesse este fórum para participar das atividades propostas no curso "Aprendizagem colaborativa no portal pedagógico".

Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor cadriza » Qua Abr 04, 2012 11:01 am

Indicadores de qualidade educativa

Ao acessar o conteúdo deste módulo e os materiais de referência do MEC, conforme sua área de atuação (Indicadores da Prova e Provinha Brasil, Referencial curricular da Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais e Matriz do ENEM) discuta de que maneira você pode organizar instrumentos que possibilitem avaliar os conhecimentos e competências que os alunos já possuem, bem como as dificuldades iniciais em Língua Portuguesa ou Matemática. Compartilhe aqui um instrumento de avaliação que já tenha utilizado ou que pretende utilizar, para que possamos discuti-lo com o grupo e aprimorá-lo.
cadriza
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Mar 30, 2012 10:38 am

Re: A1 – M1 – Indicadores de qualidade educativa

Mensagempor Visitante » Sex Abr 13, 2012 8:17 am

OLá pessoal
Costumo realizar com a minha turma as sondagens a fim de avaliar o processo de construção de conhecimento dos alunos..
Acredito que seja imprescindível que este movimento aconteça, pois por mais que estejamos dia-a-dia com o aluno nem sempre conseguimos verificar tudo que todos já sabem a todo momento. Então acho que é importante momentos de parada durante o ano para realizá-las.

Trabalho com segundo ano e no início do ano realizo sondagem da seguinte forma:
1-Ditado de palavras (por campo semântico ) para verificar qual a hipótese de escrita do aluno;
2-Escrita de texto memorizado que consigo verificar a questão da segmentação, do aluno conseguir recuperar o que escreveu e dar continuidade para concluir o texto, algumas questões de ortografia, a estrutura do "texto", se o aluno mantém a hipótese de escrita que apresentou no ditado de palavras etc
3-Para aluno não-alfabéticos, a avaliação de leitura é para encontrar entre as possibilidades onde está escrito o que a professora solicitou e num texto memorizado localizar as palavras/partes solicitadas. Costumo aumentar o grau de desafio na própria atividade afim de verificar quais estratégias este aluno usa para encontrar as informações que precisa..
4-Para alunos alfabéticos coloca uma lista para lerem. Ex: ler para separar quais materiais você precisa para utilizar na escola e quais não usará.
5-Faço também um "pequeno texto" com algumas perguntinhas para ver se o aluno lê e encontra informações explícitas no texto. E ainda verifico também a leitura com os diferentes tipos de texto. Ex: faço um verdadeiro ou falso e cada sentença coloco com um tipo de letra (imprensa, cursiva, "bastão"). Pois tem alunos que já lêem porém somente com letra bastão e assim é possível verificar e aumentar o grau de desafio nas atividades.
5-No decorrer do ano entra na avaliação: reescrita de texto, produção de texto do gênero trabalhado, atividade para encontrar informações implícitas no texto e por ai vai..

Em matemática, para iniciar o ano faço assim:

1-DItado de numerais até a ordem do milhar (mesmo que seja segundo ano. Pois preciso verificar como estão pensando na construção dos números, se já o escrevem convencionalmente, até onde conhecem. Se mesmo que não o escrevem, mas se já pensam em algumas regularidades da escrita do número etc. Então dito mais ou menos assim: três unidades, dezena, centena e milhar.
2-Leitura de numerais e para alguns alunos que não lêem nem numerais baixos, peço para encontrar o número solicitado pela professora para verificar se usam alguma estratégia para localizar o número. Ex: se procuram pelo número inicial, final etc
3-Situação-problema (uma envolvendo "cálculo" que pode ser utilizando estratégias não convencionais) e uma que não envolva propriamente o "cálculo" e sim uma solução do dia-a-dia
No decorrer do ano vou ampliando a sondagem conforme o que foi trabalhado...

Acho que é mais ou menos isso...

Viviane Gadelha
Visitante
 

Re: A1 – M1 – Indicadores de qualidade educativa

Mensagempor Paula Ramos » Sex Abr 13, 2012 10:34 am

Obrigada pela participação Viviane,
Paula Ramos
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor sidinea marreiro » Sáb Abr 14, 2012 9:35 pm

Na minha concepção de planejamento não é possível inicia- lo e no decorrer do ano ajusta- lo, quando necessário, sem saber o que os alunos estão dominando e/ou precisando aprender. Li a resposta da professora Viviane e vi que nossos sistema de avaliação tanto no início do ano quanto no decorrer do mesmo são bem parecidos. No início do ano sempre realizo a sondagem de Língua Portuguesa fazendo o ditado individual das palavras do mesmo campo semântico e nele também dito uma frase; proponho a escrita de memória de um texto conhecido; faço a leitura de ajuste também de um pequeno texto conhecido; proponho a escrita do nome completo e também faço um auto ditado com figuras. Na sondagem de Matemática faço ditado de numerais; faço o reconhecimento individualmente dos numerais; peço para que resolvam adições e subtrações; faço atividades de contagem e de resolução de situações problemas. Também faço atividades orais de recontagem e interpretação de histórias conhecidas e uma outra atividade de registro que faço é a interpretação através de desenhos e mantendo a sequencia dos fatos de uma história lida. No decorrer do ano letivo as atividades de sondagem e ou avaliação permanecem e o grau de dificuldades vai aumentando de acordo com o trabalho desenvolvido. Vale lembrar que nesse ano estou trabalhando com o segundo ano ( antiga primeira série ).
sidinea marreiro
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor Maria Diogo » Seg Abr 16, 2012 7:48 pm

Assim como a colega Viviane, realizo atividades de sondagem para verificar a bagagem que o aluno possui. Já trabalho com o 1º ano a cinco anos e geralmente a sondagem de Português constitui-se de
a)Alfabeto lacuna do
b)Ditado de palavras por campo semântico;
c),Uma frase;
d)Localização de palavras de texto memorizado.
Em Matemática atividade aborda:
a)Registro de numerais de 0 a 10;
b)Sequencia numérica até 10;
c)Relação número/quantidade
A partir da verificação das sondagens, observo as dificuldades, procurando saná-las por meio de intervenções pontuais. Ressalto que as sondagens são realizadas bimestralmente, para observar os avanços do aluno no decorrer do processo da aprendizagem.
Maria Diogo
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor srnlima » Ter Abr 17, 2012 11:31 pm

Como as colegas acima mencionaram, fica impossível planejar sem que a sondagem inicial seja feita, é essencial sabermos os saberes prévios das crianças, e a partir deste instrumento conseguimos verificar realmente o que cada um sabe e onde precisaremos intervir para que todos possam avançar. Em Língua Portuguesa, procuro observar: alfabeto, escrita do nome, ditado de palavras-mesmo campo semântico, uma frase, leitura de ajuste e escrita de pequenos textos que sabem de memória. Em Matemática, observo: registro dos números até o 10, sequencia numérica até o 10- contagem e relação número-quantidade. A cada bimestre vão acontecendo as alterações.
Sandra r n Lima
srnlima
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor Paula Ramos » Qua Abr 18, 2012 2:34 pm

Obrigada Sandra pela sua colaboração.
Paula Ramos
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor Paula Ramos » Qua Abr 18, 2012 2:35 pm

Obrigada pela colaboração Maria

Maria Diogo escreveu:Assim como a colega Viviane, realizo atividades de sondagem para verificar a bagagem que o aluno possui. Já trabalho com o 1º ano a cinco anos e geralmente a sondagem de Português constitui-se de
a)Alfabeto lacuna do
b)Ditado de palavras por campo semântico;
c),Uma frase;
d)Localização de palavras de texto memorizado.
Em Matemática atividade aborda:
a)Registro de numerais de 0 a 10;
b)Sequencia numérica até 10;
c)Relação número/quantidade
A partir da verificação das sondagens, observo as dificuldades, procurando saná-las por meio de intervenções pontuais. Ressalto que as sondagens são realizadas bimestralmente, para observar os avanços do aluno no decorrer do processo da aprendizagem.
Paula Ramos
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor Josineide » Dom Abr 22, 2012 3:10 pm

Completando o que já foi citado pelas colegas a sondagem é de suma importância a mesma deve ser realizada periodicamente não para avaliar o aluno e sim nortear o nosso trabalho. O nosso planejamento deve ser realizado em cima dos dados obtidos com a sondagem.
Josineide
 

Re: Atividade 1 – Módulo 1

Mensagempor Lucimar de Fatima » Seg Abr 23, 2012 8:36 pm

Realizo a sondagem para também verificar qual é a bagagem que a criança tem e a partir dessa sondagem poder realizar as atividades e saber como e para quem devo adaptá-las para oportunizar a aprendizagem para todos e com qualidade.Porque a maior preocupação do professor é com aquela criança que não avançam.A sondagem norteia o professor nesse sentido.
Os procedimentos são os mesmos usados pelas colegas que fizeram relatos anteriormente.
Lucimar de Fatima
 

Próximo

Voltar para Atividades

Quem está online

(Não é necessário fazer login, caso queira, seu login e senha são o primeiro e último nome separados por espaço sem acentos.Ex: Login: joao silva, Senha: joao silva )

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 47 visitantes